Mesmo sem perceber, seu dinheiro provavelmente já está investido em ETFs.

E isso é uma ótima notícia.

Os ETFs são hoje uma das ferramentas mais eficientes da indústria de investimentos. Isso significa que muitos fundos brasileiros já usam os ETFs em sua alocação para entregar melhores resultados aos investidores.

Seu fundo de previdência, multimercado ou carteira administrada provavelmente têm ETFs lá dentro, ajudando a reduzir custos, aumentar a liquidez e facilitar a diversificação.

Ou seja, mesmo que você ainda não tenha aportado em um ETF, você já faz parte desse movimento. O seu dinheiro já se beneficia de uma estrutura moderna, que traz eficiência e transparência ao mercado.

Quando um gestor de recursos utiliza fundos negociados na bolsa, ele ganha agilidade para ajustar posições, acessar mercados internacionais em um clique e aplicar estratégias complexas com menor custo operacional.

É por isso que mesmo os fundos mais tradicionais hoje combinam ETFs com outras posições em ativos específicos. É o melhor dos dois mundos: eficiência com gestão.

Mas há um segundo passo nessa descoberta para quem investe: entender que você também pode usar ETFs diretamente.

Não precisa escolher entre “investir via fundo” ou “investir em ETF”. O verdadeiro poder está em fazer ambos de forma complementar.

Os fundos de investimento continuam sendo importantes, mas investir em ETFs diretamente permite dá a você mais autonomia, conquistando também maior visibilidade sobre onde o dinheiro está aplicado. Ajuda também o fato de que os custos são ainda menores.

É como usar duas engrenagens que se encaixam: uma traz eficiência coletiva, a outra dá controle individual. Juntas, elas podem ajudar a jornada do investidor a ser ainda melhor.

No fim, não se trata de escolher um lado. É sobre entender que o mercado está evoluindo para um modelo em que gestores e investidores caminham juntos, conectados pela mesma lógica: eficiência, transparência e acesso.

O “ETF invisível” já está trabalhando por você. Agora, talvez seja hora de deixá-lo trabalhar com você também. Não deixe de conferir nosso site e o simulador de investimentos em ETFs da Itaú Asset Management.

Renato Eid Tucci atua no mercado financeiro desde 1998. É sócio e Portfolio Manager da Itaú Asset Management. É membro da Câmara de Equities da B3 e conselheiro da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec).